15 de setembro de 2008

As novas tecnologias da comunicação tem sido aliada ou alienante no processo de ensino-aprendizagem?



4 comentários:

VI Período de Pedagogia - UFMA disse...

Diante do que se tem observado percebe-se que as novas tecnologias de comunicação tem contribuido no processo ensino-aprendizagem, uma vez que os recursos disponibilizados por essas tecnologias pode ajudar os professores a inovar a sua prática pedagógica, trabalhando de forma lúdica.

Lourdes, Ariana, Solange e Luzinete

Centro de Ensino Graça Aranha disse...

SUSANN MANUELLA

Esse questionamento pode percorrer por dois caminhos totalmente diferentes: por um lado, as tecnologias de um modo geral, não só as atuais, podem e devem ser utilizadas e percebidas como auxiliares no processo educacional, por tanto bem vindas; por outro lado elas também podem mascarar o verdadeiro processo sendo usadas como mais um meio para fomentar a alienação do aluno para com o conhecimento verdadeiro. Tudo só depende de quem a utiliza!

Espaço do Professor disse...

Tecnologias surgem para otimizar o trabalho e aprimorar a qualidade de vida. Quando encaradas dessa forma são ótimas ferramentas de aprendizagem. Se por outro lado, são mal utilizadas, por indivíduos despreparados, ou recebidas por pessoas que não têm a finalidade de construir conhecimento, então são sim alienantes, e bastante!! Não se pode esquecer que a máquina de nada serve sem o operador, ou ainda que este seja dispensado, sem o seu idealizador, a tecnologia por mais aprimorada que seja, jamais superará o conhecimento humano!

Wagner, Vandy, Cristiane, Rinalva, Francisca. disse...

Isso vai depender de quem a utiliza e para que a utiliza ela se bem usada pode ser um curinga para educação pois tona a aula mais atraente ao educando e tem a capacidade de ajuda na fixação do assunto estudado no entanto se utilizada de forma descontextualizada não terá nem um peso dento da pratica pedagógica.