Diante do que se tem observado percebe-se que as novas tecnologias de comunicação tem contribuido no processo ensino-aprendizagem, uma vez que os recursos disponibilizados por essas tecnologias pode ajudar os professores a inovar a sua prática pedagógica, trabalhando de forma lúdica.
Esse questionamento pode percorrer por dois caminhos totalmente diferentes: por um lado, as tecnologias de um modo geral, não só as atuais, podem e devem ser utilizadas e percebidas como auxiliares no processo educacional, por tanto bem vindas; por outro lado elas também podem mascarar o verdadeiro processo sendo usadas como mais um meio para fomentar a alienação do aluno para com o conhecimento verdadeiro. Tudo só depende de quem a utiliza!
Tecnologias surgem para otimizar o trabalho e aprimorar a qualidade de vida. Quando encaradas dessa forma são ótimas ferramentas de aprendizagem. Se por outro lado, são mal utilizadas, por indivíduos despreparados, ou recebidas por pessoas que não têm a finalidade de construir conhecimento, então são sim alienantes, e bastante!! Não se pode esquecer que a máquina de nada serve sem o operador, ou ainda que este seja dispensado, sem o seu idealizador, a tecnologia por mais aprimorada que seja, jamais superará o conhecimento humano!
Isso vai depender de quem a utiliza e para que a utiliza ela se bem usada pode ser um curinga para educação pois tona a aula mais atraente ao educando e tem a capacidade de ajuda na fixação do assunto estudado no entanto se utilizada de forma descontextualizada não terá nem um peso dento da pratica pedagógica.
" Educação é, por definição, um processo dirigido a objetivos. Só vamos educar os outros se quisermos que eles fiquem diferentes, pois educar é um processo de transformação das pessoas". Magda Soares
4 comentários:
Diante do que se tem observado percebe-se que as novas tecnologias de comunicação tem contribuido no processo ensino-aprendizagem, uma vez que os recursos disponibilizados por essas tecnologias pode ajudar os professores a inovar a sua prática pedagógica, trabalhando de forma lúdica.
Lourdes, Ariana, Solange e Luzinete
SUSANN MANUELLA
Esse questionamento pode percorrer por dois caminhos totalmente diferentes: por um lado, as tecnologias de um modo geral, não só as atuais, podem e devem ser utilizadas e percebidas como auxiliares no processo educacional, por tanto bem vindas; por outro lado elas também podem mascarar o verdadeiro processo sendo usadas como mais um meio para fomentar a alienação do aluno para com o conhecimento verdadeiro. Tudo só depende de quem a utiliza!
Tecnologias surgem para otimizar o trabalho e aprimorar a qualidade de vida. Quando encaradas dessa forma são ótimas ferramentas de aprendizagem. Se por outro lado, são mal utilizadas, por indivíduos despreparados, ou recebidas por pessoas que não têm a finalidade de construir conhecimento, então são sim alienantes, e bastante!! Não se pode esquecer que a máquina de nada serve sem o operador, ou ainda que este seja dispensado, sem o seu idealizador, a tecnologia por mais aprimorada que seja, jamais superará o conhecimento humano!
Isso vai depender de quem a utiliza e para que a utiliza ela se bem usada pode ser um curinga para educação pois tona a aula mais atraente ao educando e tem a capacidade de ajuda na fixação do assunto estudado no entanto se utilizada de forma descontextualizada não terá nem um peso dento da pratica pedagógica.
Postar um comentário